Evento reúne 30 profissionais da imprensa especializada para promover os atrativos dos 14 municípios da região

Nos dias 28 a 31 de agosto, a região dos Campos Gerais, no Paraná, será o cenário do lançamento da terceira edição do Guia Turístico dos Campos Gerais, iniciativa do Portal Boca no Trombone em parceria com a Adetur Campos Gerais. O evento marca também a realização do Press-Trip “Conheça Campos Gerais”, que reunirá 30 jornalistas especializados em turismo de diversas partes do Brasil.
Durante quatro dias, os profissionais da imprensa irão explorar os principais atrativos turísticos dos 14 municípios que compõem a região atendida pela Adetur — sendo que onze deles integram o Mapa do Turismo Brasileiro, reconhecidos por sua estrutura e qualidade no atendimento a visitantes.
De acordo com o presidente da Adetur Campos Gerais, Guilherme Forbeck, a press-trip representa uma estratégia de visibilidade nacional.
“Vamos mostrar que a região dos Campos Gerais está preparada para atender os visitantes e que somos um excelente destino turístico”, afirmou.
Os jornalistas convidados representam 12 estados brasileiros, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Tocantins e Piauí. Além da visita aos atrativos locais, eles também participarão da quinta edição do Salão de Turismo dos Campos Gerais, evento paralelo que reforça o potencial regional.

Para o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Luiz Pires, a iniciativa amplia a percepção sobre o turismo de proximidade:
“O Brasil é reconhecido por suas potencialidades na área do turismo de natureza e pela riqueza de sua gastronomia, mas o próprio turista brasileiro precisa conhecer melhor os produtos e atrativos próximos de nós. Um press-trip bem organizado, como este, abre portas para aumentar o fluxo turístico nessa bela e rica região.”
Já o diretor de conteúdos do Portal Boca no Trombone, Marcos Silva, destaca a importância da ação para consolidar a imagem do destino:
“Esse evento marca um novo momento para o turismo na região dos Campos Gerais, onde se consolida a visão de que o destino está pronto para ser divulgado em âmbito nacional.”
Segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo, cresce o número de turistas de outras regiões do país e do exterior que visitam a região dos Campos Gerais, impulsionados por atrativos naturais, culturais e gastronômicos.

O lançamento do guia e o press-trip contam com o apoio da Lei Municipal de Fomento aos Eventos de Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Lei nº 12.066/2014), além de patrocínio do Shopping Palladium e da Sicredi. A iniciativa também tem apoio do Itaipu Parquetec, Fecomércio, Sebrae e da Secretaria Estadual de Turismo, por meio do programa Viaje Paraná.