turismundo seu portal de notícias

Blog

Brasil lança novo plano de marketing internacional para impulsionar o turismo

“Plano Brasis” foi apresentado no Visit Brasil Summit e estabelece metas ousadas até 2027

Foto: Divulgação (Embratur)

O Ministério do Turismo e a Embratur lançaram oficialmente o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, intitulado Plano Brasis, durante a abertura do Visit Brasil Summit, realizado nos dias 19 e 20 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A iniciativa visa posicionar o Brasil como líder em turismo internacional na América Latina, reforçando a imagem do país como destino diverso, autêntico e sustentável.

O lançamento representa a primeira entrega entre as 20 medidas estratégicas previstas no Plano Nacional de Turismo 2024–2027, reforçando o compromisso do governo federal com o fortalecimento do setor turístico como motor de desenvolvimento econômico e social.

Metas e pilares estratégicos

Com metas ambiciosas, o Plano Brasis pretende aumentar o número de turistas internacionais que visitam o país de 6,7 milhões para 8,1 milhões ao ano até 2027, além de elevar a receita anual gerada por esse público de US$ 6,6 bilhões para US$ 8,1 bilhões. O plano também busca elevar de 70% para 90% a média de percepção positiva do Brasil como destino turístico no exterior.

O plano está estruturado em cinco pilares fundamentais:

Sustentabilidade: incentivo ao turismo com responsabilidade ambiental e social;

Autenticidade: valorização da cultura e das experiências brasileiras;

Inovação: uso de tecnologia e soluções criativas no setor;

Inteligência de mercado: aplicação de dados e análises para decisões estratégicas;

Estímulo a negócios: fomento a parcerias e investimentos privados.

Gestão e monitoramento

A implementação ficará a cargo da Embratur, com coordenação do Ministério do Turismo. O monitoramento será realizado pela Secretaria-Executiva da pasta, que irá avaliar o cumprimento das metas e apresentar relatórios periódicos ao ministro do Turismo e ao Conselho Nacional de Turismo.

O plano prevê ainda a ampliação dos portões de entrada no país (aeroportos, portos e fronteiras) e a execução de ações promocionais em todas as unidades da federação.

Foto: Presidente Embratur Marcelo Freixo (Marcio Menasce /Embratur)

Um Brasil para o mundo

Segundo os organizadores do evento, o Plano Brasis marca uma nova fase na promoção internacional do Brasil. “O Brasil precisa e merece estar entre os destinos mais desejados do mundo, e esse plano é uma estratégia sólida e conectada com as demandas do turismo moderno”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O plano reafirma o papel do turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável do país, geração de empregos e valorização da identidade nacional no exterior.

Veja:

Plano de Marketing Internacional – Embratur

Jornalista Juarez Tavares / RP 2921

Membro do Conselho Nacional do Turismo – MTur (Ministério do Turismo)

Membro do Conselho Estadual de Turismo RS – CONETUR

Presidente ABRAJET -RS e Vice-Presidente ABRAJET Nacional (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo)

Diretor Nacional de Turismo ABRACCOS (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e Comunicadores)

Compartilhe essa matéria:

Posts Relacionados

Rolar para cima